logo
Ana Fonoaudiologia

DISFONIA

Além dos riscos diretamente relacionados ao trabalho, outros podem estar presentes e devem ser considerados. Os principais inimigos biológicos da voz são as alterações advindas da idade, alergias, infecções de vias aéreas superiores, influências hormonais, medicações, etilismo, tabagismo e falta de hidratação. Além dessas, há a necessidade de investigar a presença de sinais de refluxo gastroesofágico.
Entretanto, vale ressaltar que na presença de um fator não-ocupacional, para que este seja significativo como causa, são necessárias intensidade e freqüência similar àquela dos fatores ocupacionais conhecidos. O achado de uma doença não-ocupacional não descarta a existência concomitante de doenças relacionadas ao trabalho.

Diagnóstico e tratamento

O distúrbio de voz relacionado ao trabalho manifesta-se por diversos sinais e sintomas, que podem estar presentes concomitantemente ou não. Os mais encontrados são: rouquidão, fadiga vocal, ardor e/ou dor na região da garganta e pescoço, pigarro constante, tosse crônica, esforço durante a emissão, dificuldade em manter a voz, variações na freqüência fundamental, falta de volume e projeção vocal, perda na eficiência vocal, pouca resistência ao falar e afonia. São queixas encontradas em diferentes graus de severidade, dependendo do quadro clínico.


< Anterior Próxima >